segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Por que existe feriado de Carnaval?

O Carnaval é época de alegria, festa e paz. Feriadão de quatro dias quando todo mundo tem a obrigação de ser feliz. E porquê? Por que existe o feriado de carnaval? E por que não tem um dia certo?

Na verdade, não existe feriado de carnaval! Por lei federal, não é previsto este feriado. Somente para os órgãos públicos existe uma lei que além de considerar o feriado da terça-feira, também considera o da segunda. Só é feriado de carnaval se alguma lei estadual permitir, mas aqui no Rio Grande do Sul isto não existe.

De fato, o carnaval é sim um feriado no Brasil. É facultativo, mas uma empresa pode fechar as portas e dispensar os funcionários por uns dias se todos concordarem. Tradicionalmente a maior parte da população não trabalha no período de carnaval: de sábado até a manhã de quarta-feira de cinzas.

O carnaval é muito mais uma tradição que é comemorada para ser mantida, que começou provavelmente na Roma. Foi reavivado pelo cristianismo e teve ascensão em Paris e Veneza, e até aí era desorganizada e grosseira. Os parisienses usaram seus bailes de máscaras para entusiasmar o Carnaval. Depois teve influência do renascimento e se tornou uma festa elitista. O nacionalista Getúlio Vargas fez a festa ter uma maior repercussão no Brasil.

Mas, ao contrário do que a minha imaginação fértil me fazia pensar, não existe nenhuma história como a de Tiradentes ou de Natal que dão um motivo para existir o feriado.

A mudança do dia do carnaval é um tanto complexa. Deve ser 47 dias antes da páscoa, mas a páscoa também não tem um dia certo. A data da páscoa é combinada pelas fases da lua e estações do ano. Deve ocorrer no primeiro domingo após a lua cheia, e esta acontece a partir de 21 de março. Outros detalhes sobre a determinação da data também são levados em conta, como o calendário lunar eclesiástico, que considera como 13 dias o tempo entre a lua cheia e lua nova, o que difere um pouco do ciclo lunar real.

É, complicado.

2 comentários:

  1. Muito bom linda, eu também pensei que tinha algum motivo pra ter feriado!
    Bando de vagabundo, haha
    Beijão continue escrevendo sempre bem desse jeito!

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre pensei que existia carnaval porque nosso povo gosta de um feriadinho é meio largadinho, mas é pior, o feriado nem existe, então é porque a gente é tudo vadio mesmo. rsrrssr
    Adorei este post lindona, continue assim,

    ResponderExcluir

Comenta aí, tua opinião é sempre importante!