sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Como as máquinas de café/refrigerante reconhecem o valor da moeda?

Este post especialmente pra minha amiga Letícia, que me deixou super curiosa e deu a ideia de postar sobre o assunto aqui no blog!



Indo pegar um cafézinho ou refrigerante naquelas máquinas, nos perguntamos: Como a máquina sabe o valor da moeda que eu coloco? 
Achei a informação sobre as máquinas de refrigerante, mas acredito que o procedimento para as de café seja igual.

As máquina usadas no Brasil são compostas por um conjunto eletromecânico, uma placa controladora e sistema de pagamento. Quando colocamos a moeda, existe um sistema (moedeiro) que identifica o peso, o diâmetro, a espessura e o tipo de metal. Basicamente, isto! Este sistema calcula as moedas, dá o troco e entrega o produto.

Para as máquinas que aceitam células, é um identificador de células que faz a leitura de alguns pontos antes mesmo de aceitá-la. Ele avalia principalmente o contraste de luminosidade e a marca d'água. Este sistema é um pouco mais complicado que o moedeiro, mas os dois trabalham juntos para devolver o troco.

Então não é assim tão fácil enganar uma máquina de café/refrigerante, só se você achar algum metal parecido com o mesmo peso e diâmetro.

Fonte 

3 comentários:

  1. haha post especialmente pra mim, amei!

    ResponderExcluir
  2. Filha fácil eu imagino que não seja mesmo, mas que tem um monte de gente que anda tentando isso tem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Use moedas antigas. Tipo do tempo do cruzeiro kkkkk algumas dão certo :D

    ResponderExcluir

Comenta aí, tua opinião é sempre importante!