quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Sonhos - Terapia Noturna

Sonhos têm sim um propósito, eles tecem a realidade. Bebês e fetos sonham mais do que adultos, pois aprendem mais durante o dia e sonham para ordenar esses aprendizados.
Além de tecer a realidade, segundo o neurocientista Robert Stickgold, os sonhos resolvem seus problemas. Sua equipe fez uma pesquisa com com 100 voluntários. Eles tinham que treinar manhas de um labirinto virtual 3D tipo de jogos como Counter Strike. Depois de um intervalo de 5 horas, voltavam e descobriam o caminho. Mas nesse intervalo, 50 dormiram duas horas e 50 permaneceram acordados. Quem dormiu descobriu o caminho mais rápido e alguns ainda sonharam com labirintos e outras maluquices que podiam ser relacionadas ao jogo.
A nova experiência de se virar no labirinto, foi ordenada durante os sonhos e misturada com algumas lembranças antigas em casos específicos.

"Podemos aprender sobre as emoções que nos guiam na vida real se prestarmos atenção nos sonhos", diz o psiquiatra J. Allan Hobson, de Harvard.

A fonte da matéria é o site da revista Super Interessante. Lá também encontrei um teste: O que seus sonhos dizem sobre você?

A minha resposta foi: 

Você é um habitante do mundo da Lua
Os limites entre o sonho e a realidade para você são tão tênues que às vezes você confunde lembranças de sonhos com fatos que realmente aconteceram. É criativo, imaginativo e tem dificuldade em prestar atenção em uma coisa por muito tempo. Às vezes você se comporta como uma criança, por ter o passado ainda muito presente em sua memória. Você tem sonhos mais emocionais e mais fortes que as outras pessoas e, provavelmente, também tem mais pesadelos.

Só discordo em ter mais pesadelos que outras pessoas. Não tenho muitos pesadelos, mas achei o teste bem interessante e realmente me identifiquei com a resposta final.

5 comentários:

  1. O provavelmente resolve teu "problema" relacionado à discordância. hehe! Anyway, bom post e bela escrita... O tema é importante e merece ser lido pelas pessoas mais comuns: existem, definitivamente, mais coisas entre o céu e a terra do que crê nossa "vã" filosofia. ;)

    ResponderExcluir
  2. Ah, adorei o teste. O meu resultado foi que eu tenho pé no chão e que não sonho muito. Tudo bem que realmente sou bem pé no chão, mas eu sonho tanto!!! Que as vezes acordo cansada!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  3. E não é que esse blog tá ficando bom??? kkkk, o meu deu aéreo, que sou indecisa e já tive experiências sinestésicas, que já tive vontade de comer uma cor bonita ou de cheirar uma capa de livro muito macia, kkkk, muito doido isso ou seria muito doida eu??? Bjo amore!!!

    ResponderExcluir
  4. Filha adorei esse post, o meu deu esse aéreo ai que nem o da chata da Moni e o do teu pai, vo faze de novo, não posso ter o mesmo DNA deles, afinal o meu é meio podrinho né, tu sabe. kkkk
    Te amo filha, continua assim.

    ResponderExcluir
  5. Olá Princesa Gabriela, feliz em poder participar de seu lingo Blog.
    Parabéns, espero que continues sempre assim com textos e testes interessantes.
    Sei que não poderias ser diferente, pois fruta de uma pessoa tão linda como sua mãe só poderia dar em uma Princesa linda e inteligente.
    Amei o teste e achei bem meu modo de ser. Rs Pé no chão, nem gostaria de ser tanto + os sonhos não mentem.Rs.
    BeiJanesss, fique com meu carinho em seu coração.
    Jane Di Lello.

    ResponderExcluir

Comenta aí, tua opinião é sempre importante!